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Como montar um plano de internacionalização para sua startup?
Atuar no mercado internacional é uma forma de expandir uma startup, haja vista que são inúmeras vantagens, principalmente para expandir a empresa a nível global antes mesmo de “ganhar” o mercado nacional.
Mas afinal, como montar um plano de internacionalização para a sua startup? Entenda a seguir algumas dicas para você expandir seu negócio.
O que é internacionalização?
Antes de falarmos sobre o plano, você sabe o que é internacionalização?
A internacionalização é uma forma de comercializar um produto ou serviço para o exterior, desenvolvendo uma rede internacional e, com isso, aumentando a visibilidade da empresa e, por consequência, o faturamento.
É um método de valorização do negócio, viabilizando que as pessoas conheçam fora do mercado nacional.
Apesar de ser uma estratégia de grande relevância, existem mitos que impedem a expansão internacional de diversas startups, principalmente as de menor porte, como a ausência de recursos financeiros e alta competitividade.
Mas a verdade não é essa.
Qualquer startup deveria pensar na internacionalização, até mesmo como meio de crescimento no mercado nacional, já que o comércio exterior gera valor à marca e amplia as oportunidades.
As vantagens de internacionalizar o seu negócio
As vantagens da internacionalização são bem expressivas, como alavancar seu negócio muito antes do que seria somente no mercado nacional.
Vale citar que muitos países têm programas para internacionalização de startups, sendo que a análise dos mais benéficos, estrategicamente, podem lhe trazer grandes frutos.
Outros benefícios que podemos citar: conquista de novos mercados, aumento das oportunidades de investimento direto, diferencial competitivo.
Para entender melhor as vantagens da internacionalização da startup acesse o conteúdo completo em nosso blog.
Agora entenda como montar um plano de internacionalização para a sua startup.
Como montar um plano de internacionalização para startups?
Sabendo a importância da internacionalização, o próximo passo é realizar um planejamento estratégico, ou seja, um plano. Para tanto, definimos um passo a passo para ficar mais claro. Veja a seguir.
Analise o perfil da sua empresa
Analisar o perfil da empresa é essencial para definir a viabilidade de atuação no exterior.
Neste ponto, pode-se destacar a relevância da análise SWOT. O que é isso?
A análise SWOT (‘Strengths’, ‘Weaknesses’, ‘Opportunities’ e ‘Threats’) surgiu de uma pesquisa nos EUA, em meados de 1960, por uma especialista em gestão organizacional.
Em português, é conhecida como “FOFA” (Força, Fraqueza, Oportunidade, Ameaça).
Referida análise pode ser uma aliada ao seu negócio, na medida em que irá buscar definir muito além do perfil da empresa, mas todas as questões internas que são relevantes para expansão do negócio, bem como as externas (oportunidades, mercado nacional e internacional, ameaças).
No âmbito das startups, é de extrema relevância a fim de investigar quais os próximos passos a serem tomados pela empresa.
A partir disso, deve-se atentar a alguns fatores como: a empresa possui demanda no exterior? Consegue cumprir o que oferece no prazo que estipulou? Possui recursos? Como pode se destacar?
Defina metas e estratégias
Definir as metas e estratégias é extremamente importante para a colocação do plano em prática.
Existem algumas formas estratégicas de internacionalizar uma empresa, como:
Por abertura de uma filial;
Por uma franquia;
Exportando produtos;
Mediante licenciamento de marca.
A escolha dependerá de cada tipo de negócio, após análise do perfil da startup, conforme colocamos como primeiro passo.
Assim, sabendo a estratégia de internacionalização, estabeleça metas para execução a fim de que não fique parado o plano.
Faça as adaptações necessárias
Uma das etapas do planejamento estratégico de internacionalização diz respeito à análise aprofundada do país destino, para que seja o melhor para você e seu negócio.
Alguns quesitos que você ficará expert são: cultura do país almejado, benefícios para instalação de startups, concorrência, conhecimento regulatório e jurídico, ou seja, você deverá conhecer as leis daquele país, a fim de que não sofra prejuízos por infringir normas, certo?
Com tais questões em mãos, as adaptações necessárias deverão ser formalizadas de acordo com as normas do país destino, para que você não seja pego de surpresa por eventual descumprimento de normas.
Faça um orçamento do processo de internacionalização
Nós mencionamos que a internacionalização é para empresas de qualquer porte, não é mesmo?
Apesar disso, o orçamento do processo de internacionalização é necessário, para que você não se surpreenda ou desanime com despesas não previstas.
É preciso contabilizar os custos de investimento de colocação da empresa no mercado exterior, como:
despesas fixas e variáveis;
despesas de câmbio para conversão da moeda real para a do país destino;
despesas administrativas;
custos com marketing da sua marca;
margem de lucro.
Busque parcerias
A internacionalização da startup traz diversas oportunidades após a instalação da empresa no exterior.
Todavia, buscar contatos e realizar o networking antecipadamente é importante, a fim de que o negócio já tenha uma base de parcerias possíveis.
Assim, se possível, busque empresas e profissionais que podem ser parceiros no futuro.
Depois de todos esses passos a sua startup já vai nascer preparada para expandir para o mercado internacional, o que abre uma perspectiva ainda maior para o negócio facilitando o investimento de pessoas em todo o mundo.
Ficou com dúvidas sobre o processo de internacionalização da startup? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar.